UNO Novembro 2022

Natixis Villages: um conceito inovador do espaço de trabalho

Depois de mais de dois anos de pandemia, que nos obrigaram a ficar, tantas vezes, separados por ecrãs e longe das nossas equipas, percebemos que era essencial criar um espaço disruptivo para promover o trabalho colaborativo e presencial nos escritórios da Natixis, e assim criar condições ideais para o modelo de trabalho híbrido. As Villages, um projeto que iniciámos em outubro de 2021 em parceria com a Tétris, empresa de arquitetura e construção da JLL, são a concretização dessa possibilidade. São, além de um sonho concretizado, um grande passo para o que acreditamos ser o verdadeiro escritório do futuro: um espaço que celebra a colaboração e a interação – que de forma comprovada fomenta a criatividade, a inovação e a eficiência dos nossos colaboradores -, através de uma experiência imersiva de trabalho.

O verdadeiro escritório do futuro: um espaço que celebra a colaboração e a interação – que de forma comprovada fomenta a criatividade, a inovação e a eficiência dos nossos colaboradores -, através de uma experiência imersiva de trabalho

Trabalhar na Amazónia, a partir do Porto? Sentir a densidade da floresta e ouvir os ruídos dos animais, enquanto tem uma reunião com a sua equipa? A partir das Villages, é possível. Este espaço tem por base um conceito pioneiro, criativo e dinâmico, com o qual pretendemos inspirar os nossos colaboradores e estimular a sua imaginação, através da criação de experiências de viagem. No terceiro e quarto pisos dos escritórios, os colaboradores podem “viajar” pelos quatro continentes, e trabalhar a partir das 12 cidades que temos representadas em cada village: Manaus, Santiago, Dakar, Paris, Porto, Mascate, Cidade do México, Shanghai, Tóquio, Londres, Bangalore e Brooklyn.

As Villages são, também, resultado de uma escuta atenta dos nossos colaboradores, de insights, e de uma tendência de organização do trabalho que detetámos: percebemos que a maior parte dos colaboradores da Natixis optava por ir ao escritório para sessões de brainstorming ou para trabalhar presencialmente com as suas equipas, ou seja, deslocavam-se para o escritório com grandes expectativas de socialização e de momentos de verdadeira colaboração. Sabemos que o trabalho que se faz em casa é totalmente diferente daquele que se concretiza no escritório, por isso acreditamos que é cada vez mais importante diferenciar o remoto e o presencial, e acima de tudo, as tarefas designadas para cada um destes espaços. Nas Villages, os nossos colaboradores podem experienciar um local de empatia, de bem-estar e de proximidade, onde podem desenvolver laços com as suas equipas e, assim, serem mais criativos.

Cada village foi concebida, decorada e personalizada, tendo em conta as particularidades que tornam cada uma destas cidades atrativas para os seus visitantes, combinando os sons, odores e elementos arquitetónicos que as caracterizam. Por exemplo, na village do Porto, os colaboradores são recebidos pelo aroma do vinho do Porto e são encorajados a trabalhar em equipa num espaço que se assemelha a uma adega tradicional, e na village de Paris, podem andar pelas ruas da capital francesa, ou comprar um croissant típico numa boulangerie. Para a utilização das Villages, qualquer colaborador pode reservar antecipadamente o espaço/cidade. O objetivo é que cada colaborador possa usufruir destes novos escritórios, pelo menos, uma vez por mês, para que no final de cada ano, tenha conseguido experienciar um dia de trabalho em cada uma das 12 cidades.

Celebrar o trabalho colaborativo e a diversidade

As Villages integram-se no Programa WELL, do Groupe BPCE, que pretende encorajar a criatividade através de espaços de trabalho inovadores e de uma nova conceção de escritórios que promovam o bem-estar, o trabalho colaborativo e de equipa, a concentração e a inclusão, facilitando a partilha de conhecimento e de experiências.

Além de darem um novo significado às idas ao escritório, as Villages representam o nosso ADN de diversidade. Somos hoje mais de 1.900 pessoas nos escritórios do Porto, e mais de 30 nacionalidades. Acreditamos que esta nova experiência de trabalho, e o contacto com outras culturas, ajudará a celebrar a diversidade e a inclusão que caracteriza a equipa da Natixis em Portugal, e os portugueses.

Tecnologia como elemento agregador

A tecnologia foi, e continua a ser, uma grande aliada. Permitiu-nos desenvolver a experiência imersiva das Villages, e a possibilidade de os utilizadores encontrarem uma verdadeira conexão com a natureza, a cultura e a capacidade de sentir o espaço através dos cinco sentidos. Em cada village, é utilizada tecnologia para emissão de cheiros característicos das culturas locais e, é nossa ambição conseguir transmitir em direto do céu ou de uma paisagem de Paris, na village de Paris.

Cada espaço está equipado com as melhores ferramentas tecnológicas para que os colaboradores possam trabalhar com as suas equipas e com outros colegas da Natixis no mundo, nomeadamente carregadores, projetores e ecrãs de televisão de grande dimensão e um sistema Microsoft Teams para reuniões de trabalho em formato híbrido. Além disso, cada village está dividida em três zonas principais: workstations (espaços de trabalho individuais); meeting rooms (espaços abertos e fechados para atividades de colaboração que necessitam de privacidade visual e acústica), e de cowork (locais para tarefas de colaboração e reuniões informais, cabines insonorizadas, zonas de silêncio, livraria, zona de refeições ou uma área lounge).

Essencialmente, o projeto das Villages demonstra a nossa vontade de continuar a desenvolver o Centro de Excelência da Natixis em Portugal, no Porto, e de criar um espaço que responde aos modelos de trabalho do futuro. Queremos continuar a crescer e esta expansão reafirma a confiança que temos no talento de excelência que existe em Portugal, e a forma como nos queremos posicionar como empresa inovadora, continuando a acolher talento de todo o mundo.

Vamos juntos nesta viagem?

Etienne Huret
CEO da Natixis
Conta com trinta anos de experiência no sector bancário e quinze como consultor, durante os quais liderou importantes programas de transformação no sector bancário. Foi CIO da Société Générale e Senior Leader dos seus Global In-house Centers em Bangalore. Possui uma vasta experiência internacional em países como Portugal, Bélgica, Roménia e Índia, onde promoveu uma mentalidade inclusiva e inovadora com foco na diversidade na liderança e na tecnologia.

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