UNO Março 2016

O desafio de ser uma empresa sustentável na República Dominicana

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O custo do desenvolvimento econômico trouxe consigo consequências não desejadas e que não eram possíveis prever: contaminação, mudança climática, esgotamento dos recursos hídricos, desequilíbrios demográficos e sociais. As empresas não estão alheias a sofrer estes embates.

A meta é garantir que os desafios que a sustentabilidade exige nos eixos da Governança, Meio Ambiente e da Responsabilidade Social se transformem em oportunidades

O Atual Panorama

A nível mundial e também a nível empresarial, estamos expostos a fatores de risco crescentes em número e em intensidade. Recentemente, o Banco Mundial disse que, em 2030, a mudança climática poderia impulsionar o aumento da pobreza extrema a 100 milhões de pessoas, especialmente nas regiões mais pobres do mundo, que serão as mais afetadas pelos fenômenos climáticos. O aumento do nível do mar e da temperatura do globo terrestre nas próximas décadas gerarão um desequilíbrio ecológico de níveis catastróficos, com perdas de ecossistemas incalculáveis em termos econômicos. O mundo mudou e essa mudança está indo por um caminho não muito promissor para esta e para as futuras gerações.

O desafio

É por isso que Sustentabilidade desempenha um papel fundamental na forma como as empresas fazem negócios, repensando o modelo econômico e movendo a engrenagem dos eixos éticos, ambientais e sociais, para dar lugar a um novo modelo de negócio onde os benefícios sociais e ambientais integram parte do sucesso corporativo e dão a legitimidade social que assegura sua estabilidade a longo prazo.

13_1Atualmente, as empresas enfrentam regulamentações e requisitos ambientais, legais e trabalhistas mais rígidos, uma maior fiscalização da sociedade civil, de mercados já estabelecidos e potenciais, cada vez mais exigentes.

A meta é garantir que os desafios que a sustentabilidade exige nos eixos da Governança, Meio Ambiente e da Responsabilidade Social se transformem em oportunidades e possam ser integrados à estratégia da empresa para a sua implementação e realização. A sustentabilidade a longo prazo em uma empresa requer ações concretas no curto prazo.

Ser uma empresa sustentável vai além de apenas ter uma política de Responsabilidade Social Corporativa ou ter Certificações Ambientais. O verdadeiro desafio para as empresas é repensar a sua estratégia, a sua maneira de fazer negócios.

Como conseguir

  • Com transparência: ser uma empresa sustentável é contribuir para a criação de uma confiança baseada na transparência e na prestação de contas. Incorporando melhorias relacionadas à boa governança corporativa e às boas práticas de gestão. Isso permite que as empresas estejam melhor preparadas para atender as atuais demandas de informação da sociedade, baseadas em maiores níveis de exigência.
  • Sendo ecoeficientes e inovadores: repensar esquemas de melhoria contínua, redução de custos e eco-eficiência desde o conceito da inovação de processos e produtos permitem às empresas serem mais competitivas.
  • Sendo inclusivos: aspirar a inclusão social e não apenas a integração, promover a equidade e contribuir para a melhoraria da qualidade de vida dos colaboradores leva à criação de valor compartilhado
  • Envolvendo os grupos interessados: a empresa deve entender o que importa para os grupos de interesse, o material de sua atividade empresarial, pois isso garante o alinhamento adequado da sua estratégia. Desta forma, as políticas e programas desenvolvidos para enfrentar os desafios e oportunidades da empresa podem responder às opiniões e preocupações dos grupos de interesse, criando uma aliança que facilita o cumprimento de objetivos comuns.
  • Abrindo espaços para discussão: ser o berço de espaços para que, a nível de sociedade civil, governo e setor empresarial, compromissos claros e ações voltadas à sustentabilidade individual e coletiva possam ser gerados.
  • Mitigando os efeitos que geram as alterações climáticas: uma empresa sustentável deve ser capaz de integrar as Mudanças Climáticas nas estratégias de negócio, considerando que as emissões já não são o mais relevante, e é necessário incorporar aspectos como a eficiência do uso da água, o fomento de energias renováveis e uma gestão sustentável dos resíduos.

Uma empresa sustentável deve assumir que todos nós temos um papel importante a desempenhar na sociedade e criar uma sociedade com o desenvolvimento sustentável não depende apenas das empresas

Em conclusão: uma empresa sustentável deve assumir que todos nós temos um papel importante a desempenhar na sociedade e criar uma sociedade com o desenvolvimento sustentável não depende apenas das empresas. As companhias são organizações que são compostas de pessoas com liderança e talento. Todos aqueles que trabalham nelas são responsáveis pelo seu comportamento, direta ou indiretamente, e, portanto, parte da sua contribuição. É necessário ser cidadãos mais empoderados e proativos. Albert Einstein estava certo ao afirmar que não podemos pensar em obter resultados diferentes se continuarmos fazendo as coisas da mesma maneira. Temos apenas um planeta e uma oportunidade para mudar.

Darys Estrella
Vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial da VICINI
É a vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial da VICINI desde maio de 2012. Desempenhou o cargo de CEO/Gerente-Geral da Bolsa de Valores da República Dominicana (2007-2012). Trabalhou por cinco anos na Goldman Sachs & Co., em Nova York, como vice-presidente do Departamento de Renda Fixa e Commodities e oito anos na Deltec Asset Management, também em Nova York, como vice-presidente da Divisão de Mercados Emergentes, especializado em América Latina. É membro do Conselho de Administração em instituições como o Conselho Nacional de Seguridade Social (CNSS), o Conselho da Fundação Institucionalidade e Justiça (FINJUS) e a Câmara de Comércio Domínico-Francesa. Graduou-se com uma licenciatura da Vassar College e um MBA pela Universidade de Michigan.

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