UNO Março 2016

Responsabilidade Social Corporativa integrada ao negócio

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Ao longo de sua história, a Banca Chilena tem demonstrado um permanente fortalecimento institucional, acompanhado da massificação em seu acesso. Este último, trouxe consigo uma gradual transferência na “acessibilidade” ao “serviço”, com os desafios que isto implica.

Em meio à crise de confiança, que há vários anos afeta as instituições, tanto no Chile quanto no mundo, a Banca local sofreu este fenômeno de maneira menos violenta do que outras indústrias. Isto, porque ainda detém uma inegável resistência estrutural, o que suporta sua reputação corporativa.

No entanto, estudos recentes revelam que esta conta poupança reputacional, respaldada pela estabilidade financeira e pela administração prudente, pode estar se esgotando. Os consumidores não esperam apenas que os Bancos sejam os que cuidam responsavelmente de seus depósitos, mas aspiram uma relação onde o serviço e a atenção eficazes sejam a base.

04_1Neste contexto, a Responsabilidade Social Corporativa tem um papel fundamental na sustentabilidade do negócio. Integrar seus princípios, como parte da estratégia da empresa, é fundamental para estabelecer relações de longo prazo com várias partes interessadas. A partir deste ponto de vista, promover uma relação em que ambos os lados – empresas e seus clientes – têm igual importância, se torna uma prioridade para o crescimento mútuo.

Pela nossa experiência, temos nos concentrado em avançar rumo a uma gestão sustentável, que incorpore todas as áreas da indústria, e que leve em conta as contínuas mudanças regulatórias, as necessidades das empresas, a demanda por melhores serviços pelos clientes, e os múltiplos canais de atendimento em diferentes tecnologias.

Definimos cinco pilares que orientam o nosso trabalho a este respeito: Governança Corporativa, Colaboradores, Clientes, Meio Ambiente e Comunidade. Avaliamos constantemente os progressos que tivemos em cada um destes eixos, tendo como base não apenas nossa visão de negócio, mas também os princípios de sustentabilidade que permitam ter um parâmetro de alta qualidade e, simultaneamente, alinhar-nos com os desafios do setor.

Acreditamos que a Governança Corporativa é o pilar fundamental que suporta o nosso negócio e nossa estratégia de sustentabilidade

Acreditamos que a Governança Corporativa é o pilar fundamental que suporta o nosso negócio e nossa estratégia de sustentabilidade. Temos reforçado o irrestrito comportamento ético que a nossa instituição tem demonstrado em mais de 180 anos de trajetória. As iniciativas no campo da Responsabilidade Social só fazem sentido se estas se baseiam em uma sólida estrutura de Governo e em valores da organização. Caso contrário, corremos o risco de realizar ações isoladas, pontuais e sem impactos significativos para a empresa e seu público.

No âmbito interno, buscamos promover o desenvolvimento e a qualidade de vida dos nossos funcionários, tornando a nossa organização um lugar melhor para se trabalhar, valorizando e respeitando as necessidades de um grupo diverso que promove o treinamento de líderes que nos permitirão  continuar crescendo.

As iniciativas dirigidas aos nossos clientes, por sua vez, têm como objetivo proporcionar uma oferta de valor integral, baseada no bom atendimento e no assessoramento personalizado. É assim que buscamos que nossos clientes estejam informados, de forma clara e oportuna, e sintam confiança nas decisões financeiras que estão tomando.

No âmbito do meio ambiente, nos concentramos em compreender e gerir os impactos que a organização gera no entorno, o que nos leva a implementar medidas de eficiência energética, gestão de resíduos e uso responsável dos recursos.

Buscamos que nossos clientes estejam informados, de forma clara e oportuna, e sintam confiança nas decisões financeiras que estão tomando

Na comunidade, temos desenvolvido e implementado programas de educação financeira, apoio ao espírito empresarial, o desenvolvimento social e comunitário, e um bem-sucedido programa de voluntariado corporativo, que entendemos como uma ferramenta estratégica, uma vez que gera benefícios internos e externos.

Por fim, trabalhamos de maneira transversal a comunicação e inovação destes elementos na nossa Responsabilidade Social Corporativa, pois estas nos permitem identificar novas e melhores oportunidades de desenvolvimento empresarial. Estamos convencidos de que este modo de operar nos permitirá continuar atendendo as necessidades financeiras dos nossos clientes por muitos anos.

Francisco Sardón
CEO & Country Head Scotiabank Chile
Trabalha no Grupo Scotiabank há 11 anos. Atualmente, é Vice-Presidente Sênior, CEO & Country Head Scotiabank Chile. Também é presidente do Conselho da Scotia Administradora de Fundos, da Scotia Corretora de Seguros e da Cencosud Administradora de Cartões. Ainda é membro do Conselho da Associação de Bancos do Chile, bem como membro do seu Comitê de Gerentes Gerais. É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Santa María do Peru e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Adolfo Ibáñez, do Chile. Além disso, é graduado pelo Advanced Management Program (AMP), da Harvard Business School, dos EUA.

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