UNO Novembro 2022

O potencial da Argentina para o desenvolvimento produtivo sustentável

A Argentina é um país com um enorme potencial de desenvolvimento económico e social sustentável, baseado nas suas capacidades tecnológicas e produtivas, na dotação de recursos naturais, trabalhadores e sistema educativo. Infelizmente, este potencial não tem sido plenamente explorado e o país tem passado por sucessivas crises económicas, instabilidade e falta de visão a longo prazo, o que tem limitado o seu desenvolvimento.

A Argentina é, hoje, um país de desenvolvimento intermédio, que acaba de atravessar uma dupla crise: uma crise macroeconómica que começou em abril de 2018 com uma forte saída de capital financeiro que revelou um profundo sobreendividamento do setor público, e a crise emergente após a pandemia do COVID-19.

Esta dupla crise levou-nos a redobrar os esforços. Por um lado, para trabalhar no ordenamento da crise macroeconómica herdada, destacando as ações do Ministério da Economia na reestruturação da dívida com credores privados e com o Fundo Monetário Internacional. Esta reestruturação permitiu, por um lado, recuperar a sustentabilidade da dívida com credores privados e gerar poupanças de 37,7 mil milhões de dólares para o país e, com o FMI, acordar um plano de facilidades alargadas que permita pôr em ordem a macroeconomia sem fazer ajustamentos nos gastos reais. Por outro lado, os graves efeitos da crise do COVID-19 levaram à implementação de um pacote de assistência sem precedentes, que, em 2020, implicou um esforço de mobilização de recursos fiscais e financeiros equivalente a cerca de 7% do PIB, grande parte do qual é explicado pelo pagamento de salários a empresas do setor privado em crise (através de programas como o de Assistência ao Trabalho e à Produção e, depois, o de Recuperação Produtiva), pelas transferências de rendimentos para os setores mais vulneráveis, que foram os mais afetados pela redução da mobilidade resultante da pandemia (através do que ficou conhecido como o Rendimento Familiar de Emergência), e a expansão do financiamento para garantir a liquidez das empresas e dos trabalhadores independentes.

O inédito pacote de ajuda ao setor produtivo durante 2020 — que continuou em 2021, embora com um volume inferior, dada a melhoria da situação económica — foi crucial para evitar uma catástrofe em matéria de produção e emprego. Como resultado, uma vez passado o pior da pandemia, a economia estava de novo numa via de recuperação acelerada, impulsionada especialmente pela indústria e também pelo complexo agrícola, energia, exploração mineira, construção e serviços baseados no conhecimento, tais como o software. Esta recuperação permitiu que, no final de 2021, a economia argentina tivesse recuperado não só o que foi perdido na pandemia, mas também em grande parte de 2018 e 2019. Durante o quarto trimestre de 2021, o PIB foi 3,4% mais elevado do que no mesmo período de 2019, com uma acentuada proeminência do investimento produtivo, que cresceu 29,5% em termos reais, uma das maiores recuperações a nível mundial. Graças à melhoria económica, a taxa de desemprego — que tinha atingido 13% no auge da pandemia — caiu para 7% no quarto trimestre de 2021, a mais baixa em mais de cinco anos. A melhoria do desemprego não se deveu ao efeito desencorajador de quem procurava emprego e não os encontrava, mas sim à criação real de emprego.

Esta forte melhoria ao longo de 2021 foi possível graças à atenuação dos danos em 2020, mas também graças ao notável progresso da campanha de vacinação (que, na Argentina, atingiu níveis muito elevados para a média mundial, com mais de 90% com uma dose e mais de 80% com uma vacinação completa), e ao forte peso que as políticas de desenvolvimento produtivo adquiriram no âmbito da agenda governamental.

Os recursos orçamentais destinados às políticas de desenvolvimento aumentaram de 155 milhões de dólares em 2019 para cerca de 1,443 milhões de dólares em 2021.

Os recursos orçamentais destinados às políticas de desenvolvimento produtivo tiveram um salto notável de 2019, de 7519 milhões de dólares em 2019 (cerca de 155 milhões de dólares nesse ano) para 134 975 milhões em 2021 (cerca de 1443 milhões de dólares). Este aumento significativo dos recursos permitiu recuperar instrumentos cruciais da política produtiva, tais como o financiamento acessível ao setor produtivo. Para isso, reforçaram-se duas ferramentas cruciais: o Fundo de Garantias (FOGAR) e o Fundo de Desenvolvimento Produtivo (FONDEP). Enquanto o primeiro permite ao Estado atuar como fiador perante os bancos para que uma PME possa aceder ao crédito (algo relativamente difícil na Argentina), o segundo é essencial para poder subsidiar linhas de crédito para investimentos a longo prazo. Graças a estas ferramentas, mais de um milhão de pessoas singulares e coletivas receberam crédito em 2020-2022, 250 vezes mais do que em 2019. Graças a estas ferramentas, o crédito em valores constantes atingiu o nível mais alto desde 2018 no final de 2021, e a participação das PME no crédito em moeda local excedeu 50%, a marca mais elevada até agora no século XXI.

Além da recuperação do crédito produtivo, a política industrial teve outras ferramentas, incluindo o financiamento para os parques industriais e tecnológicos (uma ferramenta de ordenamento do território que é também importante para o desenvolvimento produtivo num país com grandes assimetrias regionais como a Argentina), a promoção do desenvolvimento de fornecedores (através do financiamento de empresas que apresentem projetos de investimento para serem fornecedores de certas cadeias estratégicas, tais como a energia, a exploração mineira, os transportes ou a saúde, entre outras), o fomento da economia para o setor, que incluir os serviços informáticos, de I&D, a nano e biotecnologia, a indústria de satélites e aeroespacial, entre outras), a formação da população em pensamento computacional (através do curso gratuito Argentina Programa para aprender a programar, que teve um interesse sem precedentes por parte da população, com mais de 700 000 inscritos na fase inicial) e a redução dos impostos sobre a exportação nos bens manufaturados finais (que atingiram 0%). 

Os resultados da implementação destas políticas mostraram os seus frutos: em 2021, a indústria transformadora cresceu 7% em relação a 2019, uma das recuperações mais rápidas do mundo. Entretanto, a economia do conhecimento tem vindo a bater recordes mês após mês: o seu principal motor, o software, aumentou o seu número de trabalhadores formais em 19% entre o final de 2019 e o final de 2021. 

Mas, para além de gerir as vicissitudes da conjuntura — muito marcada pelos danos da pandemia —, a atual gestão fez um grande esforço para pensar no futuro do país, abrindo-se a novas agendas e planos para o resto da década. Pela primeira vez na Argentina, a dimensão ambiental e de género tornaram-se eixos estruturais da gestão das políticas de produção. Em julho de 2021, lançámos o Plano de Desenvolvimento Produtivo Verde, que consiste numa série de ferramentas para posicionar a Argentina como um ator ativo na transição energética global, incentivando a economia de hidrogénio com baixo teor de carbono e o desenvolvimento de fornecedores das energias limpas. Também, desde 2020, criou-se um Gabinete de Género no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Produtivo, com mais de 50 iniciativas com perspetivas de género, tais como várias linhas de financiamento para projetos produtivos liderados por mulheres. Trabalhámos também no desenvolvimento de projetos regulamentares para a criação de novos setores produtivos na Argentina, tais como a canábis medicinal, a mobilidade elétrica e a indústria 4.0, todos eles com um enorme futuro.

O Plan Argentina Productiva 2030 procura planear o desenvolvimento produtivo, industrial e tecnológico para o resto da década.

Recentemente, em março de 2022, lançámos o Plano Argentina Produtiva 2030, que visa planear o desenvolvimento produtivo, industrial e tecnológico para o resto da década. O Plano toma a ideia de “políticas orientadas por missões” — elaborada pela economista italo-americana Mariana Mazzucato e, atualmente, muito em voga em várias partes do mundo — e propõe mobilizar o aparelho produtivo, científico e tecnológico para resolver desafios económicos, sociais, tecnológicos e ambientais do século XXI, desde o aquecimento global à saúde da população, passando pela digitalização, pelo emprego formal e pela geração de divisas.

Uma dessas dez missões será duplicar as exportações até 2030. As exportações são a principal fonte de divisas genuína numa economia como a Argentina, onde quase todas as crises económicas das últimas oito décadas foram geradas por problemas na balança de pagamentos. 

Outra missão será o desenvolvimento da economia verde para acelerar a transição para a sustentabilidade ambiental, expandindo e reforçando o Plano de Desenvolvimento Produtivo Verde, através de uma maior promoção da economia do hidrogénio, dos fornecedores industriais nacionais das energias limpas, da eficiência energética, da economia circular e do fabrico nacional de veículos elétricos. 

Outras missões centrar-se-ão no aumento da produção nacional para a saúde (vacinas, ensaios clínicos, canábis medicinal, equipamento médico, biossimilares, telemedicina), na adaptação da produção alimentar ao século XXI (tornando a nossa agricultura mais resistente às alterações climáticas e aumentando a produção de proteínas e alimentos saudáveis), no equipamento das nossas forças armadas com tecnologias nacionais (drones, navios, satélites e vestuário de segurança, por exemplo), e na modernização dos nossos setores industriais tradicionais (para incentivar uma maior produtividade e uma maior criação de emprego registado).

A Argentina tem vindo a experienciar um dinamismo crescente de investimento na exploração mineira, particularmente no lítio e no cobre.

O Plano Produtivo terá também uma missão específica de incentivar a digitalização do aparelho produtivo e da Indústria 4.0. O desenvolvimento da exploração mineira, com cuidados ambientais rigorosos, é outra das dez missões promovidas pelo Plano. A exploração mineira é uma atividade subaproveitada na Argentina (com exportações inferiores a um décimo das do Chile, com quem a Argentina partilha a Cordilheira dos Andes) e estará em crescente procura, uma vez que a transição energética exigirá cada vez mais minerais. A Argentina tem vindo a experienciar um dinamismo crescente de investimento na exploração mineira, particularmente no lítio e no cobre. A industrialização do nosso setor primário será também considerada estratégica, com base no desenvolvimento de fornecedores industriais na exploração mineira, nos hidrocarbonetos, na pesca, na agricultura e no setor florestal. Desta forma, o objetivo é aumentar o emprego indireto, o desenvolvimento tecnológico e a geração de divisas ligadas às nossas atividades primárias, que são também fundamentais para descentralizar a atividade produtiva, atualmente, demasiado concentrada na região metropolitana de Buenos Aires.

A Argentina está a emergir da crise da pandemia e também da crise que o governo que nos antecedeu deixou. E, para isto, é essencial pensar e planear o futuro a longo prazo. Daí, a criação do Plano Argentina Produtiva 2030. Porque queremos uma Argentina desenvolvida e com progresso para cada um dos seus habitantes, ano após ano. Porque queremos uma Argentina inteligentemente integrada no mundo, que possa tirar partido das novas oportunidades decorrentes dos desafios globais do século XXI: as alterações climáticas, a economia do conhecimento, o crescimento das classes médias emergentes. A Argentina tem um enorme potencial e estamos muito otimistas que, nos próximos anos, começará a materializar-se, com resultados visíveis para cada um dos habitantes deste país.

Matías Kulfas
Ministro do Desenvolvimento Produtivo da Argentina
Licenciado em Economia e Mestre em Economia Política. Foi Subsecretário das Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Regional do Ministério da Economia e Produção (2006-2007), Diretor do Banco de la Nación Argentina (2008-2012) e Diretor-Geral do Banco Central da República Argentina (2012-2013). Em 2014, fundou a empresa de consultora "Idear Desarrollo". Desde dezembro de 2019, é responsável pela pasta de Desenvolvimento Produtivo, cujas principais áreas de gestão são: Comércio Interno e Externo, Pequenas e Médias Empresas, Empreendedorismo, Indústria, Economia do Conhecimento e Exploração Mineira.
Daniel Schteingart
Diretor do Centro de Estudos para a Produção (CEP XXI)
Chefe da Unidade Executora Especial Temporária "Argentina Productiva 2030. Plan para el Desarrollo Productivo, Industrial y Tecnológico de la Argentina”. Licenciado e Doutorado em Sociologia, Mestre em Sociologia Económica. Entre 2012 e 2017, foi bolseiro de doutoramento e pós-doutoramento no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). A partir de 2020, é o Diretor Nacional de Estudos para a Produção (CEP XXI), cujo objetivo é realizar análises da conjuntura, estudos e investigações sobre a estrutura produtiva. Desde março de 2022, tem a seu cargo a Unidade Executora Especial Temporária "Argentina Productiva 2030".

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