UNO Abril 2019

Marca com impacto

“Os valores fundamentais da empresa são baseados na humanidade e na inclusão”. Era uma frase que Howard Schultz, ex-CEO da Starbucks, compartilhava com frequência. “Inspirar e nutrir o espírito humano” é nossa missão global, enquadrando o centro de nossos objetivos: promover a Experiência Starbucks e as relações humanas em nossas cafeterias, mostrar nosso reconhecimento por todos os produtos relacionados com o café, e usar nosso alcance global para “fazer o bem”.

Desde sua fundação, a Starbucks tem sido uma empresa comprometida em fazer a diferença nas comunidades que diariamente servimos, em busca de oportunidades valiosas e significativas para cada uma delas.

Por exemplo, hoje, a Starbucks é a melhor empregadora da indústria e promovemos o desenvolvimento e a educação de nossos partners (colaboradores) desenhando um plano de carreira para cada pessoa. Temos o orgulho de dizer que a Starbucks é o primeiro emprego para 80% de nossos partners. Mas nós somos mais do que a melhor empregadora de jovens. Na verdade, somos uma empresa multigeracional que abraça a diversidade e a inclusão. Nesse sentido, a Starbucks também oferece emprego a idosos desde 2013, em convênio com o Instituto Nacional do Idoso. No ano passado, comemoramos a inauguração da primeira loja no México, e na América Latina, a ser operada inteiramente por uma equipe de idosos, e no início deste ano, apresentamos a segunda loja no país com este formato.

“A Starbucks é a melhor empregadora da indústria e impulsionamos o desenvolvimento e educação de nossos partners desenhando um plano de carreira para cada pessoa”

Outro programa de impacto social do qual estamos profundamente orgulhosos é o Prácticas C.A.F.E. (Coffee and Farmer Equity Practices). É o nosso modelo global de abastecimento ético na indústria que nasceu em Chiapas, em 2004. Trata-se de um programa dirigido aos cafeicultores de diferentes regiões, auditado por terceiros, garantindo padrões sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, promovendo a qualidade do grão. Assim, 99% do café comprado pela Starbucks no mundo inteiro, incluindo o México, é comprado sob Prácticas C.A.F.E., o que assegura que os cafeicultores recebam um pagamento justo e competitivo, ao mesmo tempo em que são providos das ferramentas necessárias para operar com padrões éticos de produção. Há 14 anos, milhares de cafeicultores mexicanos se inscrevem na Prácticas C.A.F.E., sem representar nenhum custo ou algum compromisso de nos vender seu café.

O primeiro grão mexicano que a Starbucks adquiriu nos anos 90, muito antes de abrir a primeira loja no país, veio de Chiapas. Desde então, mantemos um forte relacionamento com os cafeicultores dessa região. O café é o coração de nossa travessia no México, e é também nossa inspiração para contribuir com o bem-estar de comunidades do café através de programas como “Todos Semeamos Café”, que nasceu no México e que motivou o surgimento do One Tree For Every Bag nos Estados Unidos. Graças ao apoio de clientes e partners, ambas as iniciativas entregaram mais de 10 milhões de plantas de café tolerantes à praga “roya” para cafeicultores mexicanos.

E fazemos nosso acompanhamento às comunidades do café. A Starbucks inaugurou nove Centros de Apoio ao Cafeicultor ao redor do mundo, um deles localizado no México (San Cristóbal de las Casas, Chiapas). O propósito desses centros é capacitar os agrônomos e cafeicultores nas melhores práticas para o cultivo de café arábica de alta qualidade para reduzir pragas e doenças, melhorar a qualidade do café e aumentar seu rendimento.

A Starbucks também trabalhou arduamente em fomentar ações de voluntariado durante o ano todo. Cada ação de voluntariado responde à pergunta: Como posso ser um bom vizinho e criar uma propriedade na minha comunidade? Com isso em mente, entre 2011 e 2018, conseguiu-se a participação de mais de 17000 voluntários em apoio a mais de 2000 causas no México. Nosso objetivo foi envolver nossos partners, clientes e comunidades para sonhar alto por tudo aquilo que podemos conseguir juntos.

A Starbucks tem uma trajetória de 30 anos focando-se na sustentabilidade em todas as esferas do seu negócio. No ano passado, a marca anunciou seus planos para eliminar canudos de plástico de uso único em nível global para 2020. Uma nova tampa sem canudo e canudos feitos de materiais alternativos são as duas opções que substituirão os canudos de plástico de uso único em mais de 28000 lojas ao redor do mundo. Com isso, a Starbucks torna-se a maior companhia de retail a realizar tal compromisso, eliminando mais de um bilhão de canudos de plástico por ano das lojas Starbucks.

“A Starbucks tem uma trajetória de 30 anos focando-se na sustentabilidade em todas as esferas de seu negócio”

Com o propósito de reduzir o uso do copo de plástico, desde 1985, em todas as lojas Starbucks ao redor do mundo, os clientes são recompensados com um desconto quando levam seu copo reusável, xícara, tumbler ou copos pessoais. E se você é dos que preferem desfrutar de sua bebida na loja e a pede em xícara ou em seu copo pessoal, também o celebramos com o mesmo desconto. Essas são só algumas das muitas ações das quais nos sentimos profundamente orgulhosos. A Starbucks não é um negócio de servir café para as pessoas, nós estamos no negócio de pessoas servindo café. Nosso café, nossa paixão, só é comparável com o prazer de compartilhar o café todos os dias. Nossas lojas se tornaram o terceiro espaço para nossos clientes e comunidades, um destino onde as conexões humanas acontecem milhares de vezes ao dia. Enche-me de orgulho ser uma partner de Starbucks, não há outro lugar no qual prefiro estar.

Bibiana Rosique
Diretora de Marketing da Starbucks México
Apaixonada por marketing, conta com mais de 20 anos de experiência profissional no setor privado. Bibiana é Diretora de Marketing da Starbucks México desde outubro de 2017. Anteriormente, colaborou com empresas como a Burger King, a Warner Lambert, a Pfizer, a Cadbury-Adams e a Kraft, entre outras. Como profissional de marketing, se concentra na criação de valores de marca fortes e no desenvolvimento de novos modelos de negócios com exposição regional. Tem vasta experiência na renovação de tendências decrescentes e no fortalecimento da credibilidade, relevância e benefícios da marca. É formada em Marketing pelo Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey. [México]

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